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Alimentos para aumentar sua concentração Alimentos para aumentar sua concentração

Alimentos para aumentar seu nível de concentração

Pausa para um lanche? Confira os alimentos que ajudam na concentração.

Você sabia que a memória e concentração podem ser potencializadas com alguns alimentos para o cérebro? Há algum tempo, a comunidade científica tem buscado evidências para comprovar o efeito de alguns nutrientes nos processos cognitivos. Uma rotina alimentar que contemple todas as substâncias essenciais para o funcionamento do corpo é capaz de prevenir muitas doenças. Além disso, protege as funções cerebrais, previne doenças degenerativas, como o Alzheimer, e pode ter impactos na atenção e processamento de informações.[1]

Vitamina para memória e concentração: veja o impacto de 4 alimentos no seu cérebro

Oleaginosas

Nozes, castanhas, amêndoas e pistaches são conhecidas como ricas fontes de nutrientes que protegem o coração, evitam cálculos biliares e até o câncer. Estudos recentes também sugerem os efeitos das oleaginosas no cérebro, atuando na cognição e prevenção de doenças degenerativas. O consumo regular é capaz de beneficiar a função cognitiva, memória e atenção. [2]

Café

O café, em doses corretas, pode trazer muitos benefícios para a sua vida, além de ajudar a afastar o sono excessivo. [3] A justificativa está na cafeína, uma substância que estimula o sistema nervoso e pode contribuir para o aumento da energia. É por isso que beber café pode te ajudar a ficar mais concentrado nas tarefas diárias. Estudos também mostram a relação da cafeína com a melhora da cognição. [4]

Alimentos para aumentar sua concentração

Cacau

O consumo de cacau e chocolate amargo tem uma forte relação com melhora da função cerebral. A explicação está na alta concentração de flavonóides, um composto antioxidante que protege o organismo da oxidação celular. Um artigo publicado na Frontiers in Nutrition sugere que a administração dessa substância tem efeitos na memória e na atenção, além de sustentar as habilidades cognitivas. [5]

Folhas verdes

Uma pesquisa desenvolvida em Chicago e publicada na revista Neurology mostrou que os vegetais de folhas verdes têm um impacto significativo na memória e outros processos cerebrais. O estudo apontou que diversos nutrientes presentes nesses alimentos - como vitamina K, luteína, β-caroteno, nitrato, folato e alfa-tocoferol - atuam como neuroprotetores contra o declínio cognitivo. [6]

Referências Consultadas:

[1] Brain foods: the effects of nutrients on brain function | Fernando Gómez-Pinilla | Nature Reviews Neuroscience | Julho de 2008
[2] Cognition: the new frontier for nuts and berries | Peter Pribis, Barbara Shukitt-Hale | The American Journal of Clinical Nutrition | Julho de 2014
[3] A naturalistic investigation of the effects of day-long consumption of tea, coffee and water on alertness, sleep onset and sleep quality | I. HindmarchU. RigneyN. StanleyP. QuinlanJ. RycroftJ. Lane | Psychopharmacology | 2000
[4] A review of caffeine’s effects on cognitive, physical and occupational performance | Tom M.McLellan, John A.Caldwell, Harris R.Lieberman | Dezembro de 2016
[5] Enhancing Human Cognition with Cocoa Flavonoids | Valentina Socci, Daniela Tempesta, Giovambattista Desideri, Luigi De Gennaro, Michele Ferrara | Frontiers in Nutrition | 2017
[6] Nutrients and bioactives in green leafy vegetables and cognitive decline | Martha Clare Morris, Yamin Wang, Lisa L. Barnes, David A. Bennett, Bess Dawson-Hughes, Sarah L. Booth | Neurology | 16 de janeiro de 2018

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