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Como superar o cansaço no fim do dia Como superar o cansaço no fim do dia

Como vencer o cansaço no fim do dia?

O fim do dia não precisa ser cansativo. Veja dicas que podem te ajudar a ficar mais disposto.

Descobrir a fórmula de como vencer o cansaço depois de um dia cheio é o desafio de muitas pessoas. Isso porque a noite acaba se tornando o período menos aproveitado pela falta de disposição. Como resposta a esse cansaço, é normal ceder ao sofá, televisão e comidas prontas. Há perigos nesse comportamento: além de se transformar em um ciclo, ceder ao cansaço pode prejudicar a sua saúde física e mental.

Veja 4 dicas de como diminuir o cansaço depois de um dia estressante

Faça exercícios de baixa intensidade

Parece contraditório combater o cansaço fazendo exercícios físicos, mas essa estratégia funciona. Um estudo desenvolvido na Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, e publicado no portal Science Daily mostrou que atividades de baixa intensidade são capazes de diminuir os sintomas da fadiga. Os pesquisadores descobriram que pessoas sedentárias que reclamavam frequentemente de cansaço excessivo conseguiram diminuir em 65% o nível de fadiga com exercícios de baixa intensidade. [1] Yoga, caminhadas e hidroginástica são atividades ideais para isso.

Invista em um sono de qualidade

O sono faz parte do ciclo natural do corpo para repor energia e se estabilizar. Mas, é comum algumas pessoas dormirem a quantidade de horas necessárias e, mesmo assim, o cansaço persistir no dia seguinte. A melhor saída é investir em melhorar a qualidade do seu sono: manter uma ter uma regularidade de horários para dormir e levantar [2] e ter um ritual para desacelerar à noite pode te ajudar. É importante também evitar o uso de eletrônicos, em especial o celular, antes de dormir. Estudos mostram que esse comportamento pode influenciar a insônia, duração do sono e até aumento do cansaço. [3]

Como superar o cansaço no fim do dia

Faça refeições leves à noite

Os alimentos que você consome podem tirar a sua energia. O cansaço tem relação com vários problemas de saúde, entre eles anemia [4] e imunidade baixa. [5] Para ajudar no processo de diminuir o cansaço no fim do dia, prefira refeições mais leves e nutritivas. Peixes como salmão, sardinha e atum, por exemplo, são fontes de ômega 3 e vitamina D e ajudam a regular a serotonina no organismo, levando o corpo ao estado de relaxamento. [6]

Tenha momentos de interação com família e amigos

Muitas vezes, o cansaço vem acompanhado de estresse, mau-humor e até isolamento. Mas, é importante não deixar que esses problemas o afaste das pessoas que ama. Fortalecer as relações sociais pode, inclusive, melhorar a sua saúde, segundo um estudo publicado no Journal of Health and Social Behavior. [7] Aproveite o fim do dia para interagir com a família e amigos, isso pode te ajudar a relaxar e, consequentemente, aliviar o cansaço.

Referências Consultadas:

[1] Low-intensity Exercise Reduces Fatigue Symptoms By 65 Percent, Study Finds | University of Georgia | ScienceDaily | Março de 2008
[2] Learn how to sleep again | Harvard Health Publishing | abril de 2013
[3] Bedtime mobile phone use and sleep in adults | Liese Exelmans Jan Van den Bulck | Revista Social Science & Medicine | 2016
[4] Could a vitamin or mineral deficiency be behind your fatigue? | Harvard Health Publishing | s/d
[5] Persistent fatigue induced by interferon-alpha: a novel, inflammation-based, proxy model of chronic fatigue syndrome | Alice Russell | Psychoneuroendocrinology | Fevereiro de 2019
[6] Effects of Diet on Sleep Quality | Marie-Pierre St-Onge, Anja Mikic, Cara E Pietrolungo | Revista Advances in Nutrition | Oxford Academic | Setembro de 2016
[7] Social Relationships and Health: A Flashpoint for Health Policy | Debra Umberson, Jennifer Karas Montez | University of Texas | Journal of Health and Social Behavior | 2010



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