Eles engordam ou emagrecem? Todo mundo pode tomar? Tire suas dúvidas sobre os multivitamínicos
Nutrientes como zinco, magnésio, vitamina A, vitaminas do complexo B, entre outros, são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Porém, quando eles estão em níveis baixos no organismo - ou a pessoa não consegue consumir por meio da alimentação - os suplementos vitamínicos podem ser uma alternativa para suprir essas necessidades1.
A prática consiste em recorrer a um produto com nutrientes, enzimas, probióticos ou outras substâncias que auxiliam o metabolismo para completar a alimentação1. Mas, apesar de serem comuns e fáceis de encontrar, o consumo ainda é cheio de incertezas. Por isso, esclarecemos abaixo alguns mitos e verdades sobre o tema.
Verdade! Suplemento vitamínico, multivitamínicos e polivitamínicos são modos de nomear a categoria de produtos que serve para completar a ingestão de nutrientes, caso das vitaminas e dos minerais.
Verdade! Os suplementos são indicados para complementar a alimentação de pessoas saudáveis, ou seja, não devem ser utilizados como forma de tratamento para enfermidades2. Além disso, determinados grupos se beneficiam ainda mais com o consumo dos suplementos vitamínicos, como quem opta por dietas restritivas, ou pessoas que tenham mais necessidade de nutrientes, como atletas1.
Grávidas, lactantes e crianças também podem consumir, porém precisam de doses e ingredientes adequadas para a sua condição individual1. Por outro lado, é importante lembrar que, independente do caso, o médico ou nutricionista podem ser consultados antes do consumo.
Uma opção de suplemento alimentar é o Pharmaton Complex. O produto é fonte de vitaminas do complexo B, que auxiliam no metabolismo energético, contribuindo para o alívio da sensação de cansaço3. Além de conter ácidos graxos como o Ômega-3, importante para a manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos.
Mito! Consumir suplementos vitamínicos não faz com que você engorde ou emagreça, uma vez que eles não têm calorias. O mesmo vale para a fome, os produtos não aumentam ou saciam essa sensação6.
Parcialmente verdade! Não existe um horário específico para ingerir um multivitamínico como Pharmaton Complex, mas a recomendação é que seja todos os dias, junto a alguma refeição, café da manhã, almoço ou jantar, pois em alguns casos, essa prática melhora a absorção das vitaminas e dos minerais.
Mito! Quando consumidos da maneira certa, os suplementos são seguros e não apresentam risco para a saúde. Porém, em casos de uso indevido, como a superdosagem, podem trazer problemas. Além disso, é preciso ficar atento para que o produto escolhido seja de boa qualidade e de origem confiável1.
Lembre-se que os suplementos vitamínicos não substituem uma alimentação saudável e balanceada, e é importante saber que eles não viciam. No entanto, sempre devem ser consumidos sob supervisão médica.