Sanofi

5 práticas para adotar um estilo de vida saudável

Como ter uma vida saudável? A resposta de muitas pessoas está associada a comer frutas e vegetais, se exercitar todos os dias, não fumar, fazer um check-up anualmente, entre outros. O nosso corpo passa por diversos processos que se interligam a favor da saúde física e mental. Por isso, o cuidado deve se estender a outros hábitos da rotina. Um estilo de vida saudável pode trazer muitos benefícios, como prevenir doenças e retardar o envelhecimento. Para te ajudar, separamos algumas dicas importantes de como ter uma vida mais equilibrada e, consequentemente, mais saudável.

5 dicas de como levar uma vida saudável

Dica 1: se movimente

O exercício físico é uma das coisas mais associadas com a saúde. Isso porque é amplamente comprovado que a prática de qualquer atividade pode favorecer o funcionamento do corpo: diminui o risco de problemas cardiovasculares, emagrece, previne doenças degenerativas, aumenta a densidade óssea, entre outros. [1] Além de evitar diversas doenças, as atividades físicas também são capazes de proteger o cérebro e evitar alguns transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Há evidências que também mostram os efeitos no nível de concentração e produtividade. [2]

Dica 2: durma bem

É na hora do sono que nosso corpo repõe energia e revitaliza diversas funções importantes para a saúde. Quando esse processo é prejudicado, há impactos em várias áreas da vida: menos disposição, falta de foco e até agravamento de algumas doenças. Os distúrbios do sono merecem a sua atenção e, por isso, é importante investir em uma rotina que priorize a qualidade desse momento. [3] Além de criar uma rotina para deitar e levantar sempre no mesmo horário [4], alguns estudos também relacionam a prática de exercícios físicos [5] e a alimentação equilibrada [6] como fatores que melhoram o seu sono.

Dica 3: tome sol regularmente

Doenças ósseas são as maiores causadoras de perda da qualidade de vida, mobilidade e autonomia na velhice. Você sabia que tomar sol antes das 10h e depois das 16h pode te proteger e trazer muitos benefícios? A exposição solar com moderação ajuda no desenvolvimento ósseo e metabolismo do cálcio, aspectos fundamentais para evitar doenças como a osteoporose. [7]

Dica 4: cuidado com a alimentação

Uma alimentação equilibrada é fundamental para manter a saúde, pois é capaz de combater a obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e até câncer. Segundo o Ministério da Saúde, alimentos frescos e variados podem te ajudar a manter os níveis de nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo. [8]

Dica 5: se preocupe menos

O estresse é um dos males que mais prejudica a saúde física e mental na atualidade. Vida corrida, pressão profissional, problemas financeiros ou familiares: muitas são as causas desse problema. A longo prazo, o estresse pode ativar reações prejudiciais ao nosso corpo. Um artigo publicado na Future Science OA mostra que o problema é seguido por várias respostas neuroendócrinas do organismo. Alguns hormônios e substâncias cerebrais, por exemplo, têm a produção elevada, induzindo ao aumento da frequência cardíaca, respiração alterada e liberação de glicose. [9]

Referências Consultadas:

[1] Atividade física e qualidade de vida | Rodrigo Sinnott Silva, Ivelissa da Silva, Ricardo Azevedo da Silva, Luciano Souza, Elaine Tomasi | Universidade Católica de Pelotas | 27 de julho de 2007
[2] Exercício físico e função cognitiva: uma revisão | Hanna K.M. Antunes, Ruth F. Santos, Ricardo Cassilhas, Ronaldo V.T. Santos, Orlando F.A. Bueno, Marco Túlio de Mello | Revista Brasileira de Medicina do Esporte | Março e abril de 2006
[3] Impacto dos transtornos do sono sobre o funcionamento diário e a qualidade de vida | Mônica Rocha Muller, Suely Sales Guimarães | Estudos de Psicologia I Universidade de Campinas | outubro - dezembro 2007
[4] Learn how to sleep again | Harvard Health Publishing | abril de 2013
[5] National Sleep Foundation Poll Finds Exercise Key to Good Sleep | National Sleep Foundation | 2013
[6] The association between sleep duration, sleep quality, and food consumption in adolescents: A cross-sectional study using the Korea Youth Risk Behavior Web-based Survey | Chanyang Min, Hyung-Jong Kim, Il-Seok Park, Bumjung Park, Jin-Hwan Kim, Songyong Sim, and Hyo Geun Choi | Hallym University Research Fund | 24 de julho de 2018
[7] Deficiência de vitamina D (250H) e seu impacto na qualidade de vida: uma revisão de literatura | Daniela Barbosa Kratz, Giancarlos Soares e Silva, Adrielli Tenfen | Uniasselvi | 23 de agosto de 2018
[8] Guia Alimentar para População Brasileira | Ministério da Saúde
[9] The effects of chronic stress on health: new insights into the molecular mechanisms of brain–body communication | Agnese Mariotti | Future Science OA | Novembro de 2015

LINKS:

1) https://www.scielosp.org/article/csc/2010.v15n1/115-120/
2) http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbme/v12n2/v12n2a11.pdf
3) https://www.redalyc.org/pdf/3953/395335889011.pdf
4) https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/learn-how-to-sleep-again
5) https://www.sleepfoundation.org/press-release/national-sleep-foundation-poll-finds-exercise-key-good-sleep
6) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6059317/
7) http://www.rbac.org.br/artigos/deficiencia-de-vitamina-d-250h-e-seu-impacto-na-qualidade-de-vida-uma-revisao-de-literatura/
8) http://portalms.saude.gov.br/component/content/article/781-atividades-fisicas/40390-atividade-fisica
9) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5137920/