Alimentação, exercício físicos, suplementos alimentares influenciam o sistema imunológico
O sistema imunológico - ou imune - é o grande responsável por defender o organismo contra agentes infecciosos, como vírus, bactérias, fungos e outros micro-organismos que causam doenças, seja uma simples gripe ou outras mais graves1.
A ação do sistema imune nesse combate é chamada de reação imunológica, ou seja, é o modo como o organismo ativas as células e produz anticorpos para eliminar os agentes maléficos e manter o corpo saudável1.
Mas será que nossos hábitos do dia a dia podem alterar a forma como as defesas naturais ocorrem? Confira abaixo o que é mito ou verdade quando se trata do sistema imunológico.
VERDADE! Os alimentos são principal fonte de nutrientes essenciais que garantem o funcionamento do organismo como um todo, sendo fundamentais inclusive para a reparação de tecidos e outras funções importantes, como funcionamento do sistema imunológico2.
A falta de minerais como o zinco e o magnésio, por exemplo, podem diminuir a imunidade1. Ou seja, é sim possível ter uma queda na imunidade devido a má alimentação e outros hábitos.
A melhor forma de se proteger, portanto, é manter uma alimentação balanceada, garantindo a ingestão de vitaminas e minerais para quando um agente patogênico aparecer, o sistema imunológico ter energia e força para combatê-lo2.
MITO! Tanto as atividades quanto os exercícios físicos já foram relacionados a inúmeros benefícios para o organismo, como: melhora do sistema cardiovascular, diminuição do estresse, fortalecimento muscular e muitos outros1.
Ou seja, movimentar o corpo é capaz de proporcionar reações positivas - e negativas, em alguns casos - alterando o estado físico, mental e endócrino. E quando se trata do sistema imunológico, pesquisas indicam que os exercícios são capazes de modificar a produção de determinadas células e hormônios, melhorando a resposta imunológica1.
MITO! Os suplementos alimentares sérios e regulamentados já se mostraram benéficos para o organismo3. Pharmaton Complex, por exemplo, conta com diversos minerais, como ferro, magnésio e zinco1, além de vitaminas, principalmente as vitaminas A, D e E2. O produto também pode auxiliar o metabolismo energético, isto é, pode trazer mais energia no dia a dia4.
VERDADE! Não só os idosos, as crianças também tem o sistema imunológico mais frágil, por isso esses públicos estão mais suscetíveis à infecções1,2.
No caso da crianças, essas defesas são mais baixas porque o sistema imunológico ainda estão em processo de formação e fortalecimento. Já nos idosos, o problema se dá devido o processo de imunossenescência, isto é, uma diminuição natural do sistema imune2.
Além disso, a nutrição para o público mais velho também pode ficar comprometida2, por isso os suplementos alimentares podem ajudar. Phamarton 50+ é fonte de nutrientes essenciais e um ácido graxo importante, o ômega 3 que, quando aliado a uma alimentação saudável, é benéfico para equilibrar os níveis dos triglicerídeos5.
MITO! Na verdade, as vacinas estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos fazendo com que o organismo tenha uma memória e aprenda a se defender contra os agentes infecciosos posteriormente6.
Por ser tão importante, a imunização vacinal começa ainda durante a gestação, se estende até a infância e ganha reforços ao longo da vida, pois vírus, bactérias, fungos também são micro-organismos e podem se modificar ao longo dos anos2,6.
VERDADE! O exercício físico intenso e extremo tender a causar estresse no corpo e faz com que o organismo entenda esse movimento de forma negativa, diminuindo a resposta imune1 e o mesmo acontece quando se trata das emoções.
O estresse, a depressão e outras mudanças no estado emocional influenciam o sistema imunológico, pois aumentam o nível das citocinas (moléculas) pró-inflamatórias, ou seja, cuidar da saúde mental também é preservar a imunidade7.