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Alimentação infantil saudável: dicas de lancheira

A saúde das crianças depende muito daquilo que elas comem, mas manter a alimentação infantil saudável e equilibrada nem sempre é fácil. Especialmente quando as crianças começam a ir para a escola e é preciso preparar a lancheira para elas. Pode parecer difícil, mas criar uma alimentação saudável também não precisa ocupar muito tempo da agenda.

Para montar uma lancheira equilibrada, uma boa dica é adicionar alternativas naturais e saudáveis. Confira algumas dicas de como montar uma lancheira para ajudar a manter a alimentação infantil saudável no dia a dia.

Adicione sucos nutritivos e saborosos

Preparar o suco natural em casa não precisa ser muito trabalhoso: usando apenas o liquidificador, você pode preparar sucos de frutas para seus filhos.

Além de ser nutritivo, é possível criar uma grande variedade de opções e descobrir os sabores favoritos das crianças. A laranja costuma ser a favorita das crianças, principalmente a variedade lima, que é naturalmente mais doce. Outra ótima opção é misturar frutas diferentes para combinar gostos diferentes e nutrientes importantes na alimentação infantil.

Para manter o suco bem gelado até a hora do lanche, uma dica é congelar a bebida em formas de gelo em casa. Isso ajuda a manter a temperatura sem perder os nutrientes importantes.

Mousse de frutas é gostoso e nutritivo

Você sabia que pode preparar um mousse super fácil e muito saboroso, com apenas um tubérculo e uma fruta? Confira a receita:

Ingredientes:

- Inhame

- Morango

Como fazer:

Cozinhe o inhame até ele ficar bem macio e espere esfriar. Bata os morangos cortados no liquidificador junto com alguns pedaços de inhame e um pouco de água até alcançar uma consistência bem cremosa. Deixe na geladeira para gelar e sirva para as crianças.

Saiba como conservar as frutas na lancheira e como escolher as melhores para as crianças

Você pode escolher as frutas favoritas dos seus filhos para colocar na lancheira e garantir a alimentação infantil saudável. Elas são excelentes fontes de vitaminas e minerais, além de terem fibras, que auxiliam o funcionamento intestinal.

Não existe restrição de frutas para as crianças, mas o ideal é optar pela praticidade. Maçã, banana, mamão, abacate e pera são muito indicados para as crianças, são fáceis de comer e os pequenos gostam bastante. As frutas ricas em vitamina C, como laranja e morango, auxilam na imunidade e também são ótimas escolhas.

Se optar por colocar as frutas na lancheira cortadas em pedaços, elas podem escurecer - especialmente as que têm polpa branca. Isso acontece por causa da oxidação da fruta em contato com o ar, mas não altera as propriedades nutricionais do alimento. Ainda assim, você pode evitar que as frutas escureçam pingando algumas gotas de limão sobre elas ou enrolando-as em plástico filme.

Veja como montar o sanduíche natural para lanche escolar

Para completar o lanche das crianças, é sempre importante ter um alimento salgado. Os sanduíches feitos em casa são uma excelente escolha. Eles são muito práticos de fazer e as crianças adoram.

O ideal é usar pães de forma integrais, que são mais nutritivos, e queijos brancos. Além disso, acrescente os vegetais favoritos do seu filho, como tomate, pepino, cenoura e alface. Se quiser adicionar proteínas, você pode usar ovos de codorna ou peito de peru.

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