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Como melhorar a mente e a concentração

A capacidade de se concentrar é muito importante no dia a dia, já que existem inúmeras tarefas que requerem uma mente concentrada para serem executadas com maestria. Dirigir um automóvel, estudar, trabalhar e praticar esportes são alguns exemplos. Se o foco estiver comprometido durante a realização dessas atividades, o resultado ficará bem longe do ideal.

Em alguns casos, a dificuldade de manter a concentração mental é consequência de problemas de saúde, como insônia, alcoolismo, depressão e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Para estes quadros, é fundamental procurar ajuda médica para receber o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. No entanto, outros casos de falta de foco são mais leves e surgem por causa da ansiedade diante de um acontecimento especial, como um encontro ou uma prova. Estas situações podem ser resolvidas com práticas do dia a dia e algumas técnicas de concentração bem simples. Confira!

Faça exercícios físicos

Quem está com dificuldade para manter a mente concentrada pode recorrer à prática de exercícios físicos que, além de prevenir uma série de doenças, também ajuda a melhorar o foco. Um estudo feito com crianças nos Estados Unidos demonstrou que separar 6 minutos para fazer atividades físicas diariamente, durante intervalos na sala de aula, pode aumentar a capacidade de prestar atenção. [1]

Descanse a mente

Às vezes, se esforçar demais para manter a concentração pode acabar gerando tanta pressão e ansiedade que o corpo perde a capacidade de focar em uma atividade. Quando isso acontece, que tal descansar a mente e sair para tomar um ar? Ainda que a ideia de se jogar no trabalho e investir em concentração absoluta pareça ligada diretamente à produtividade, estudos mostram que momentos de ócio podem contribuir para diversos benefícios mentais, como o pensamento criativo. [2]

Dedique-se à meditação

O hábito de meditar tem se tornado cada vez mais popular. Entre os fatores responsáveis pelo crescimento da adesão à prática estão os benefícios que a meditação proporciona para a mente. Um estudo conduzido por médicos dos Estados Unidos com mais de 3500 participantes apontou que programas de meditação são capazes de reduzir o estresse psicológico, aumentar a capacidade de atenção, diminuir o abuso de substâncias e melhorar o sono e a qualidade de vida. [3] Os pesquisadores, no entanto, alertam que mais estudos são necessários para avaliar os efeitos da meditação de forma mais profunda.

Jogue videogame

Pode até parecer contraditório, mas jogar videogame ajuda a melhorar a concentração mental. Foi esta a conclusão de um estudo científico feito em 2018. [4] Feito com 29 pacientes, a pesquisa encontrou evidências de que 1 hora diária de videogame melhora o foco em curto e longo prazo e melhora a atenção seletiva visual, ou seja, a habilidade de se concentrar em uma tarefa específica.

Ouça sons da natureza

Já reparou no quanto estar no meio da natureza, seja na praia, numa cachoeira ou nas montanhas, ajuda a acalmar a mente? Tal capacidade não é mera impressão e é até comprovada por estudos científicos. Um deles, publicado em 2015, recomenda utilizar os sons da natureza dentro do escritório para melhorar a concentração e outras habilidades cognitivas. [5] A pesquisa diz ainda que esta atitude melhora a satisfação dos funcionários no ambiente de trabalho.

 

Referências Consultadas:

[1] Impact of Coordinated-Bilateral Physical Activities on Attention and Concentration in School-Aged Children | Heidi Buchele Harris, Kai Schnabel Cortina, Thomas Templin, Natalie Colabianchi,  Weiyun Chen | BioMed Research International | 2018
[2] Creativity: The unconscious foundations of the incubation period | Simone M. Ritter, Ap Dijksterhuis | Frontiers in Human Neuroscience | 2014
[3] Meditation programs for psychological stress and well-being: a systematic review and meta-analysis | Goyal M, Singh S, Sibinga EM, Gould NF, Rowland-Seymour A, Sharma R, Berger Z, Sleicher D, Maron DD, Shihab HM, Ranasinghe PD, Linn S, Saha S, Bass EB, Haythornthwaite JA | JAMA Internal Medicine | Março de 2014
[4] Rapid Improvement in Visual Selective Attention Related to Action Video Gaming Experience | Nan Qiu, Weiyi Ma, Xin Fan, Youjin Zhang, Yi Li, Yuening Yan, Zhongliang Zhou, Fali Li, Diankun Gong, Dezhong Yao | Frontiers in Human Neuroscience | Fevereiro de 2018
[5] Tuning the cognitive environment: Sound masking with “natural” sounds in open-plan offices | Alana G. DeLoach | The Journal of the Acoustical Society of America | Abril de 2015

 

LINKS:

1) https://www.hindawi.com/journals/bmri/2018/2539748/
2) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3990058/
3) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24395196
4) https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnhum.2018.00047/full
5) https://asa.scitation.org/doi/abs/10.1121/1.4920363