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Consequências de falta de vitaminas do complexo B

Os sintomas da falta de vitaminas do complexo B no organismo incluem cansaço excessivo, inchaço, formigamento, anemia e até mesmo feridas na pele. Como estão ligadas à produção de energia e ao funcionamento dos sistemas do corpo, repor a ausência delas por meio da alimentação e dos multivitamínicos é mais importante do que parece. Veja quais são as consequências da falta de vitaminas do complexo B e saiba identificar o problema! [4]

Falta de vitamina B12 (Cobalamina)

A Vitamina B12, também chamada de Cobalamina, ajuda principalmente a prevenir doenças cardíacas e neurológicas, ajudando na manutenção do sistema nervoso. [1]

Sintomas da ausência: anemia, formigamento nas pernas e falta de energia e de concentração. [1]

Onde encontrar: peixes como salmão e atum, fígado, carne de porco, ovo, leite e seus derivados. [1]

Falta de vitamina B1 (Tiamina)

A vitamina B1, também chamada de Tiamina, é ligada ao apetite e também ao controle de quanto de energia o corpo deve gastar. [2]

Sintomas da sua ausência: formigamento, falta de ar e de apetite, prisão de ventre, inchaço nas pernas e pés, fraqueza, sonolência e falta de atenção. [2]

Onde encontrar: gérmen de trigo, castanha do pará, carne de porco, semente de girassol, farinha de trigo integral. [2]

Falta de vitamina B2 (Riboflavina)

A vitamina B2, conhecida por Riboflavina, ajuda na produção do sangue, estimula o crescimento e atua no sistema nervoso. [2]

Sintomas da ausência: anemia, feridas nos cantos da boca e dos lábios, inflamação na boca, nariz e virilha, conjuntivite e sensibilidade à luz. [2]

Onde encontrar: fígado de boi, aveia em flocos, leite integral, amêndoas e queijo minas frescal. [2]

Falta de vitamina B3 (Niacina)

A vitamina B3, ou Niacina, ajuda na circulação sanguínea e também trabalha dando energia para as células. [2]

Sintomas da ausência: diarreia, enjoo, feridas na pele, vômitos e perda de peso. [2]

Onde encontrar: amendoim, salmão, frango, extrato de tomate, fígado e semente de gergelim. [2]

Falta de vitamina B5 (Ácido Pantotênico)

Também conhecida como Ácido Pantotênico, a vitamina B5 é fundamental para o processo de cicatrização, além de auxiliar na produção de hormônios. [2]

Sintomas da ausência: dor de cabeça, sonolência, cãibras, gases, alergias e formigamentos. [2]

Onde encontrar: fígado, farelo de trigo, cogumelo, salmão, frango e abacate. [2]

Falta de vitamina B6 (Piridoxina)

A vitamina B6, chamada de Piridoxina, ajuda a manter o metabolismo, a pele e o sistema nervoso trabalhando em harmonia. [2]

Sintomas da ausência: convulsão, feridas ao redor dos olhos, boca e nariz, além de inflamações na língua e/ou boca. [2]

Onde encontrar: bife de fígado, camarão, salmão, frango, banana, melancia, avelã e castanhas. [2]

Falta de vitamina B7 (Biotina)

A Biotina, ou vitamina B7, ajuda na absorção de outras vitaminas do complexo B no intestino, além de ser essencial para manter cabelos, unhas e pele sempre saudáveis. [2]

Sintomas da ausência: dores musculares, cansaço, queda de cabelo, perda de apetite e irritação na pele. [2]

Onde encontrar: noz picada, ovo cozido, cogumelos cozidos, farelo de aveia e farelo de trigo. [2]

Falta de vitamina B9 (Ácido Fólico)

A vitamina B9, ou Ácido Fólico, é importante para os sistemas imunológico, circulatório e nervoso. [3]

Sintomas da ausência: diarreia, tontura, palidez, falta de ar, irritabilidade e dor de cabeça. [3]

Onde encontrar: quiabo cozido, feijão preto, macarrão, brócolis, beterraba, suco de laranja e arroz branco. [3]

Quem costuma ter mais falta das vitaminas do complexo B?

Idosos, crianças, adolescentes e gestantes estão mais propensos à deficiência de vitamina B2 [2], enquanto vegetarianos e veganos podem sofrer com a falta da vitamina B12. [1] De forma geral, quem toma remédios à base de corticóide e/ou tem o hábito de ingerir bebidas alcóolicas em excesso costuma apresentar falta das vitaminas do complexo B no organismo. [2]

Como repor a falta de vitaminas do complexo B?

Vale destacar que em alguns casos, a alimentação ainda não é o suficiente para repor a carência das vitaminas do complexo B em níveis satisfatórios, por isso, uma das melhores formas de garantir que elas estejam em equilíbrio no corpo é com a ajuda dos multivitamínicos. Eles têm a quantidade ideal dessas vitaminas e, assim, garantem que as doses necessárias sejam alcançadas no dia a dia. [4] Consulte o seu médico sobre a possibilidade.

 

Referências Consultadas:

[1] - Fisiopatologia da deficiência de vitamina B12 e seu diagnóstico laboratorial | Clóvis PanizI, Denise Grotto, Gabriela Cristina Schmitt, Juliana Valentini, Karen Lílian Schott, Valdeci Juarez Pomblum e Solange Cristina Garcia | Universidade Federal de Santa Maria | Outubro de 2005
[2] - Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes Vitaminas do Complexo B | Helio Vannucchi, Selma Freire de Carvalho da Cunha | International Life Sciences Institute do Brasil | Julho de 2009
[3] - Associação da deficiência de ácido fólico com alterações patológicas e estratégias para sua prevenção: uma visão crítica | Sofia Kimi UeharaI e Glorimar Rosa | Universidade Federal do Rio de Janeiro | Outubro de 2010
[4] - Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes Vitaminas do Complexo B | Helio Vannucchi, Selma Freire de Carvalho da Cunha | International Life Sciences Institute do Brasil | Julho de 2009

 

LINKS

1) http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1676-24442005000500007&script=sci_arttext&tlng=es
2) http://ilsi.org/brasil/wp-content/uploads/sites/9/2016/05/09-Complexo-B.pdf
3) http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732010000500018
4) https://ilsi.org/brasil/wp-content/uploads/sites/9/2016/05/09-Complexo-B.pdf

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