Sanofi

Cuidados de saúde indispensáveis após os 50 anos

Melhorar a alimentação e evitar vícios prejudiciais são medidas que garantem mais qualidade de vida

Cabelos grisalhos e rugas. Estes são alguns sinais do avanço dos anos que muitas pessoas reconhecem. Nem todas as mudanças são visíveis, no entanto. Conforme envelhecemos, algumas funções do organismo se transformam, necessitando de cuidado e atenção. Listamos algumas atitudes que ajudam a preservar a saúde abaixo:

Coma melhor [1][2]

Com o passar dos anos, é preciso dar uma atenção especial à nutrição. Devido a mudanças no estilo de vida, perda de apetite e até problemas digestivos, o organismo pode sofrer com algumas deficiências nutricionais, colocando a saúde em risco. Por isso, é importante planejar as refeições e incluir alimentos nutritivos na dieta, todos os dias.

Entre as melhores opções, estão: carboidratos complexos, como pães, massas e arroz integrais, além de aveia; sementes, oleaginosas e leguminosas como feijão, grão-de-bico e lentilhas; frutas e vegetais, pelo menos 5 porções diárias; alimentos derivados do leite pouca ou nenhuma gordura; carnes magras, peixes e ovos; entre outros.

O consumo de peixes é importante para a obtenção de um nutriente fundamental a partir dos 50 anos: o ômega 3. Ele é importante para a prevenção de problemas relacionados a funções cognitivas, sistema cardiovascular, sistema muscular e esquelético e imunidade.

Se mesmo com uma alimentação balanceada não for possível repor todas as perdas nutricionais, incluindo a de ômega 3, é possível contar com Pharmaton 50+. Além de vitaminas e minerais essenciais para a saúde, o suplemento conta com ômega 3, para que você esteja sempre no seu melhor.

Exercite-se [3]

Manter-se em movimento é algo que traz benefícios duradouros, em todas as etapas da vida. A partir dos 50 anos, porém, a prática física merece ainda mais cuidado e atenção. Ela ajuda a melhorar a saúde cardíaca, o fortalecimento muscular, a flexibilidade e também o equilíbrio, essencial para prevenir quedas e outros riscos.

As opções são os exercícios aeróbicos, que aceleram os batimentos cardíacos e utilizam os grupos musculares grandes, e a musculação, que ajuda a fortalecer os músculos e estimula o ganho de massa magra. O ideal, segundo especialistas, é combinar as duas modalidades: treinos com pesos e atividades aeróbicas, como caminhadas, natação e ciclismo.

Cultive o bem-estar [4]

O estresse pode prejudicar o coração e a saúde cardiovascular como um todo. Por isso, é fundamental investir em alguns cuidados que promovem o bem-estar e reduzem o estresse, tais como: meditação, terapia ou até mesmo exercícios físicos, que liberam endorfina, o hormônio do bem-estar.

Além de manter os hormônios do estresse sob controle, é importante também ter um sono de qualidade. Durante o repouso, o organismo se renova e diminui o risco de alguns problemas de saúde, como é o caso da hipertensão. Dormir bem também é uma forma de mandar o estresse para longe. Tente descansar de 7h a 9h por noite.

Abandone vícios [4][5]

Cigarro e álcool podem fazer parte da rotina de quem tem 50 anos ou mais. Nessa fase da vida, no entanto, é fundamental rever alguns hábitos e deixar para trás vícios prejudiciais, como é o caso do tabagismo e do alcoolismo. O uso de tabaco, por exemplo, pode causar danos à pele, ao coração e até à cognição. Lembre-se: sempre é hora de parar de fumar.

O consumo de álcool também deve ser reduzido, principalmente se você fizer uso de remédios controlados. Tente não ultrapassar o limite de 7 doses de álcool por semana. Converse com o seu médico para entender melhor os riscos.

 

Referências:

1 ) American Geriatrics Society. Aging & Health A-Z - Nutrition. Disponível em:
https://www.healthinaging.org/a-z-topic/nutrition. Acesso em outubro de 2019.
2 ) Alessio Molfino, Gianfranco Gioia, Filippo Rossi Fanelli, Maurizio Muscaritoli. The Role for
Dietary Omega-3 Fatty Acids Supplementation in Older Adults. Nutrients. 2014 Oct; 6(10):
4058–4072. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4210907/.
3 ) Mayo Clinic. Aging: What to Expect. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-
lifestyle/healthy-aging/in-depth/aging/art-20046070
.
Acesso em outubro de 2019.
4 ) Cleveland Clinic. Health Tips for Men Over 50. Disponível em:
https://my.clevelandclinic.org/health/articles/16422-mens-health-lifestyle-tips-for-men-
over-age-50
. Acesso em outubro de 2019.
5 ) American Geriatrics Society. Ten top tips for aging well. Disponível em:
https://www.healthinaging.org/tools-and-tips/ten-top-tips-aging-well. Acesso em outubro de 2019.

CONTE SUA HISTÓRIA!

Preencha o formulário abaixo e envie para a equipe Pharmaton®.

Fale sobre você...

Ao enviar esta história dou consentimento para o seu conteúdo ser adaptado
e publicado no site de Pharmaton®.
*CAMPOS OBRIGATÓRIOS