Sanofi

Hábitos que prejudicam a sua nutrição

Saiba como abandonar vícios alimentares que podem comprometer a saúde

Você se sente mal de pular o café da manhã, pede muito delivery e anda exagerando no açúcar? Muitas vezes, nem nos damos conta disso. O problema é que estes hábitos, tão presentes na rotina, podem acabar comprometendo a sua saúde e, consequentemente, a nutrição. E o que fazer para melhorar?

Listamos abaixo quais são os hábitos que mais prejudicam a alimentação e o que fazer para mudar o cenário. Veja abaixo:

1. Preguiça de cozinhar

Preparar as suas próprias refeições pode ser mais simples e saudável do que parece. O segredo é se planejar: faça uma lista de compras para a semana e escolha um dia para preparar as receitas de uma só vez, dividindo tudo em pequenas porções [1][2].

Você pode ainda congelar alguns alimentos, ideal para aqueles dias em que a fome bate e você não tem nada pronto na geladeira. Desenvolver a habilidade de cozinhar também ajuda a reduzir o número de pedidos no delivery e, consequemente, o consumo de ultraprocessados[1][2].

Mas atenção: na hora de cozinhar, tente realmente colocar a mão na massa, ou seja, compre os alimentos in natura, como frutas, vegetais, hortaliças e legumes. O segredo para se nutrir melhor é descascar mais e desembrulhar menos[1][2].

2. Pular o café da manhã

Você costuma sair de casa apressado, sem tempo de mal tomar um copo de água? Se sim, é importante rever a rotina e tentar achar brechas para tomar o desjejum - ou café da manhã - com mais calma e tranquilidade. A primeira refeição do dia é importante porque garante energia não só para o corpo, mas também para o cérebro [1].

Por isso, para começar o dia com mais foco e atenção é fundamental não abrir mão do café da manhã. Ele deve ser equilibrado, combinando diferentes grupos alimentares, tais como: proteína magra, como ovos mexidos; grãos integrais; frutas e vegetais. Comece a se alimentar dessa forma e perceba a diferença [1].

3. Não fazer lanchinhos à tarde

É muito mais fácil comer saudável ao longo do dia quando trazemos de casa alguns snacks e lanchinhos saudáveis - e que não são nada complicados, aliás. A nossa dica é ter sempre ao alcance alimentos como castanhas, iogurtes, vegetais frescos e crus (como as baby carrots) e frutas. Dessa forma, você estará consumindo alimentos muito mais nutritivos e não sentirá tanta fome, resistindo a lanchinhos mais calóricos e pouco saudáveis [1][2].

4. Exagerar nas sobremesas

Você trabalha ou estuda com sobremesas, balas e outros tipos de doces açucarados por perto? Pode ser inevitável comer muitas porções deles ao longo do dia, sabemos, o que leva ao consumo exagerado. Por isso, tente deixar esse tipo de tentação fora do seu alcance. Em vez disso, tenha algumas frutas na mesa, que ajudam a ter uma alimentação mais saudável e nutritiva [3].

Alguns jeitos interessantes de “matar” aquela vontade de doce que bate à tarde: porções de frutas congeladas, como bananas, uvas ou abacaxi picado; e iogurte natural batido com frutas congeladas, que fica com uma consistência de smoothie e pode saciar.

 

Referências:

1 ) Academy of Nutrition and Dietetics. 5 tips to kick bad eating habits to the curb
 Disponível em: https://www.eatright.org/health/weight-loss/your-health-and-your
-weight/5-tips-to-kick-bad-eating-habits-to-the-curb
. Acesso em outubro de 2019.
2 ) Diabetes UK. How to break unhealthy eating habits. Disponível em:
https://www.diabetes.org.uk/guide-to-diabetes/enjoy-food/eating-with-diabetes/what-is-a-
healthy-balanced-diet/breaking-bad-eating-habits
. Acesso em outubro de 2019.
3 ) Mayo Clinic. Bad food habits at work? Get back on track in 5 easy steps. Disponível em:
https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/in-depth/bad-
food-habits-at-work-get-back-on-track-in-5-easy-steps/art-20342127
. Acesso em outubro de 2019

CONTE SUA HISTÓRIA!

Preencha o formulário abaixo e envie para a equipe Pharmaton®.

Fale sobre você...

Ao enviar esta história dou consentimento para o seu conteúdo ser adaptado
e publicado no site de Pharmaton®.
*CAMPOS OBRIGATÓRIOS