Sanofi
Comprar

Maneiras inteligentes de aumentar sua produtividade

Como um profissional, um empreendedor ou qualquer um com um estilo de vida agitado, você sabe que há, definitivamente, momentos de altos e baixos, mas você não deve deixar diminuir sua motivação ou barrar seu caminho.

Existem muitas ferramentas que você pode usar para ajudar a sua produtividade, como timers, aplicativos com listas-para-fazer ou extensões que bloqueiam suas redes sociais, mas todos estes tratam dos sintomas de ser improdutiva, em vez da fonte.

Neste artigo, vamos dar uma olhada em como se livrar de seus maus hábitos e colocar novos bons hábitos em seu lugar. Isto é, não significa uma lista exaustiva das coisas que você pode fazer, mas fazendo as ações seguintes, você pode ter um efeito positivo na sua vida, no seu negócio e em seu senso de realização.

Planeje. Não reaja.

Faça um plano diário. Você vai descobrir que isso pode ajudá-lo de muitas maneiras – em vez de reagir a situações, você vai se encontrar respondendo e há uma grande diferença. Responder é eficiente e com base no seu plano, enquanto reagir apenas causa estresse.

Comece seu dia na noite anterior.

Planeje o que você vai fazer no dia seguinte, todas as noites antes de ir para a cama, e faça um esboço de uma lista para fazer.

Apague o que não é importante.

Se não for absolutamente necessário fazer alguma coisa, retire da sua lista. Você já está ocupado o suficiente.

Mantenha um calendário.

Muitas pessoas têm inúmero calendários. Sincronize-os em um que você possa acessar pelo seu celular, para que você sempre saiba o que tem planejado para o dia. Se você tem um parceiro ou parceira, pode ser útil compartilhar seu calendário com ele.

Faça exercícios.

Fazer pelo menos algum exercício, todos os dias, lhe aumentará os níveis de energia e o ajudará com a sua produtividade. Também melhora o fluxo de sangue para todo o corpo e para o cérebro, aumentando seus níveis de energia diário e sua capacidade de concentração.

Deixe o melhor para o final.

Faça a pior tarefa da sua lista em primeiro lugar. Isso lhe incentivará a fazê-la rapidamente, de modo que você possa passar para as coisas mais agradáveis.

Faça uma pausa.

Não basta trabalhar duro na mesma tarefa por horas a fio. Sua concentração vai sofrer, assim como sua visão, se você passar muito tempo olhando para uma tela. Em vez disso, trabalhe por períodos de 25 a 30 minutos, com um breve intervalo ao final. Isso irá ajudá-lo a quebrar o seu trabalho em porções mais manejáveis.

Saia da multitarefa.

A pior coisa que você pode fazer é começar uma tarefa, deixá-la de lado e esquecê-la. Se você começar algo, continue a fazê-la até que você possa riscá-la da sua lista, ou ela vai ficar lá para sempre.

Trabalhe em lotes.

Se você tem um monte de pequenas tarefas que são muito semelhantes (como responder e-mails), junte-as em lotes e as faça todas de uma só vez. Você não iria lavar cada par de meias na medida em que as suja, então junte em lotes suas outras tarefas pequenas também.

Mantenha os outros informados.

Se o seu trabalho afeta outras pessoas, mantenha-as atualizadas com o seu status. Elas irão apreciar as informações e você vai fazer mais esforço para manter o prazo.

Delegue.

Se você tem uma equipe ao seu redor que é capaz de fazer as coisas para você, deixe-os fazer! Há livros inteiros escritos sobre esse assunto, mas o princípio básico é deixar que outros façam as coisas para você, sempre que possível.

Evite reuniões.

Antes de se envolver em qualquer tipo de troca face-a-face, pergunte-se: “há algo que precisamos discutir hoje que não possa ser feito via e-mail?". Muitas das reuniões podem prejudicar a gestão do seu tempo, priorize as mais importantes e sempre participe de uma reunião que tenha a agenda estruturada.

Termine antes de ir embora.

Mesmo se você não chegar ao final de sua lista para fazer, certifique-se de terminar a última tarefa que está trabalhando antes de ir embora. Deixar tarefas por fazer para amanhã é uma espiral descendente no sentido de ser improdutivo.

Autoavalie-se.

Não nos tornamos melhores ou mais produtivos fazendo a mesma coisa todo dia. Avalie-se com frequência, para ver como as coisas estão indo e faça alterações, se necessário. É a única maneira de se tornar mais produtivo no longo prazo.

Durma bem.

Ter uma boa noite de sono, definitivamente, desempenha um importante papel no seu nível de produtividade. A falta de sono está ligada ao desempenho mental pobre e afeta negativamente a sua capacidade de concentração e habilidades de tomada de decisão. Um dia produtivo começa na noite anterior e como você dorme é parte disso.

Família Pharmaton