Sanofi

Oito dicas para controlar ou aliviar o estresse.

A menos que você seja incrivelmente sortudo, você provavelmente já deve ter sentido a pressão do estresse em algum momento da sua vida. Mesmo se você ama o que faz, a vida da maioria das pessoas tem os seus elementos estressantes particulares. No curto prazo, você poderia ter um prazo a cumprir ou algum tipo de desafio a superar, mas quando o estresse torna-se uma questão de longo prazo, pode ser extremamente prejudicial.

Felizmente, existem medidas que você pode tomar para controlar o seu estresse de uma forma mais saudável e produtiva:

Acompanhe os seus fatores de estresse e evite-os.

  • Mantenha um diário por uma semana, ou duas semanas, para identificar quais situações geram mais estresse e como você responde à elas.

  • Depois de identificar algumas das situações que lhe causam estresse, evite-as.

    Desenvolva hábitos saudáveis.

  • Esforce-se para fazer escolhas saudáveis quando sentir aumentar a tensão.

  • Conheça seus limites e nunca assuma mais do que aquilo que pode lidar.

  • Não tenha medo de dizer "não" para as pessoas se achar que não pode fazer algo.

    Estabeleça limites.

  • Se uma pessoa em particular o estressa, limite o tempo que você gasta com ela ou termine o relacionamento por completo.

  • Separe um tempo para cada coisa em sua vida: trabalho, família e hobbies.

    Se dê um tempo para se recarregar.

  • Desligue-se do trabalho e dê um tempo para si, mesmo para que seja estar completamente livre de pensar sobre o seu trabalho ou sobre as coisas que o estressam.

  • Faça pausas curtas durante o dia, usando um método de produtividade como "Pomodoro”, em que você trabalha por 25 minutos e então tem um intervalo de cinco.

    Durma bem.

  • Crie hábitos de sono saudáveis, limitando sua ingestão de cafeína no final do dia e minimizando atividades estimulantes, tais como o uso do computador e da televisão à noite.

  • Use um aplicativo despertador que o acorde em sincronia com os seus ritmos de sono, como o aplicativo Relógio Despertador do ciclo do sono.

    Aprenda a relaxar.

  • Faça uma caminhada ou passe algum tempo ao ar livre, na natureza, como em um parque, no campo ou na praia, se puder.

  • Chame um bom amigo para conversar – isso pode ajudar a limpar a sua mente ou até mesmo ajudar a encontrar soluções para as coisas que o estressam.

  • Leia um livro, ouça música ou assista a um filme alegre - às vezes você só precisa de uma distração.

  • Aprenda exercícios de meditação e respiração profunda para ajudá-lo a dissipar o seu estresse.

  • Aprenda a concentrar-se propositadamente em uma única atividade, sem distrações, e depois aplique isso a outras tarefas durante toda a sua vida.

    Peça ajuda.

  • Expresse seus sentimentos em vez de guardá-los e se abra caso alguém, ou alguma coisa, esteja te incomodando.

  • Aceite ajuda de colegas de confiança, de amigos e de membros da família, se precisar.

  • Esteja disposto a se comprometer caso peça conselho à alguém e esse alguém sugira mudar sua abordagem, a fim de controlar a situação, a fim de torná-la menos estressante.

    Aceite que não pode mudar tudo.

  • Não se preocupe com coisas que não podem ser controladas, especialmente quando se trata do comportamento de outras pessoas.

  • Olhe para o lado positivo – quando enfrentar grandes desafios, use-os como oportunidades para aumentar suas habilidades e seu crescimento pessoal.

CONTE SUA HISTÓRIA!

Preencha o formulário abaixo e envie para a equipe Pharmaton®.

Fale sobre você...

Ao enviar esta história dou consentimento para o seu conteúdo ser adaptado
e publicado no site de Pharmaton®.
*CAMPOS OBRIGATÓRIOS