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Supere o cansaço Confira dicas para aumentar sua energia

A falta de energia, sono e cansaço são alguns dos principais obstáculos para as pessoas que querem ser mais produtivas, seja no trabalho, nos estudos ou em casa, e ter uma rotina mais ativa. O sentimento de cansaço físico se manifesta principalmente em pessoas que têm uma rotina corrida. O problema pode ser combatido com algumas mudanças simples no dia a dia com a adoção de hábitos mais saudáveis. Confira 5 dicas para combater a falta de energia e ter uma vida mais equilibrada e produtiva!

1- Priorize um café da manhã equilibrado

Enquanto algumas pessoas consideram o café da manhã a refeição mais importante do dia, outras omitem esse hábito. Estudos mostram que o desjejum garante cerca de 25% do total energético necessário para o dia. Quando feita de forma equilibrada, portanto, o café da manhã ajuda a combater o cansaço físico, pois aumenta a disposição. Em relação aos benefícios à saúde, está associada ao baixo risco de obesidade e sobrepeso. Por outro lado, pular essa refeição impede a elevação da glicemia, processo que é fundamental para fornecer energia ao organismo. [1]

É importante que o café da manhã tenha opções saudáveis e ricas em nutrientes para que todos os benefícios sejam aproveitados. Uma refeição com qualidade nutricional é composta por frutas, geleias, cereais integrais e fontes de cálcio, como leites, iogurtes e queijos. Alimentos muito gordurosos precisam ser evitados. [1]

2 - Durma bem e no mesmo horário

Para evitar a falta de energia, sono e cansaço durante o dia, é importante dormir bem à noite. Ter pelo menos 7 ou 8 horas de sono é fundamental para isso, mas não basta para afastar a preguiça e o cansaço. Ao contrário do que muitos pensam, pessoas que dormem muitas horas seguidas também podem ser sentir mais cansadas. Além disso, manter uma rotina de horários e procurar dormir e acordar mais ou menos no mesmo horário ajuda o seu organismo a ficar regulado. [2]

3 - Aposte em alimentos energéticos

Além de caprichar no café da manhã, também é importante apostar em alimentos energéticos nas outras refeições. Eles vão ajudar a te dar mais energia e evitar o sono após o almoço ou durante a tarde. Incluir as chamadas “gorduras boas”, como as oleaginosas, abacate e azeites, são boas fontes de energia para o dia. As fibras também podem contribuir para o combate do cansaço, por isso, consuma frutas, verduras e legumes nas refeições principais. [3]

4 - Faça exercícios físicos

Quando você está cansado, pode parecer difícil fazer exercícios, mas a prática de atividades físicas moderadas é uma aliada da disposição. Práticas como a caminhada, corrida, natação ou pilates ajudam a ter mais energia e reduz as dores no corpo. Além de proteger o coração, aumentar a densidade óssea e diminuir o risco de doenças degenerativas, a prática regular de exercícios físicos também aumenta a sensação de bem-estar e afasta a preguiça, estresse e cansaço mental. [4]

5 - Procure um multivitamínico

Uma dieta rica em nutrientes é essencial para manter a saúde e ter mais energia no dia a dia. Mas, como nem sempre a alimentação consegue suprir sozinha toda a demanda de vitaminas e minerais do organismo, tomar um multivitamínico pode te ajudar a combater a falta de energia e o cansaço físico. [5] Para encontrar o melhor produto para você, analise os nutrientes presentes em cada multivitamínico - que podem ter indicações específicas para mulheres, idosos e outros grupos.

 

Referências Consultadas:

[1] - Café da manhã: caracterização, consumo e importância para a saúde | Suelen Caroline Trancoso, Suzi Barletto Cavalli e Rossana Pacheco da Costa Proença | Universidade Federal de Santa Catarina | Outubro de 2010
[2] - Learn how to sleep again | Harvard Health Publishing | abril de 2013
[3] - Análise da estratégia global para alimentação, atividade física e saúde, da Organização Mundial da Saúde | Sandhi Maria BarretoI, Anelise Rizzolo de Oliveira Pinheiro, Rosely Sichieri, Carlos Augusto Monteiro, Malaquias Batista Filho, Maria Inês Schimidt, Paulo Lotufo, Ana Marlúcia Assis, Valéria Guimarães, Elisabetta Gioconda Iole Giovanna Recine, César Gomes Victora, Denise Coitinho e Valéria Maria de Azeredo Passos | 2005
[4] - Exercício físico e função cognitiva: uma revisão | Hanna K.M. Antunes, Ruth F. Santos, Ricardo Cassilhas, Ronaldo V.T. Santos, Orlando F.A. Bueno, Marco Túlio de Mello | Revista Brasileira de Medicina do Esporte | Março e abril de 2006
[5] - Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA – Medline Plus - Vitaminas

 

LINKS

1) http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732010000500016
2) https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/learn-how-to-sleep-again
3) http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?pid=S1679-49742005000100005&script=sci_arttext&tlng=es
4) http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbme/v12n2/v12n2a11.pdf
5) https://medlineplus.gov/vitamins.html 

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