Sanofi

Veja uma lista de alimentos ricos em ferro

A falta de ferro no organismo provoca uma série de sinais e sintomas, como cansaço frequente, falta de apetite, palidez e ainda pode provocar doenças como a anemia. Além de suplementar o mineral com Pharmaton, existem alimentos ricos em ferro que te ajudarão a manter o corpo saudável. [1]

Saiba quais os alimentos ricos em ferro

  • Carnes vermelhas (incluindo fígado e miúdos);
  • Carnes de aves (incluindo miúdos);
  • Carnes de suínos (porco);
  • Peixes e mariscos;
  • Hortaliças folhosas verde-escuras (como agrião, couve menteiga, couve de bruxelas, brócolis – e suas folhas - e rúcula);
  • Leguminosas (feijão e lentilha); [2]

Como o corpo absorve o ferro dos alimentos

Todos os alimentos descritos na lista são ricos em ferro, porém, o ferro presente nos alimentos de origem animal é melhor absorvido. Já nos alimentos de origem vegetal, a absorção pelo organismo é menor - mas isso não é motivo de preocupação. Existem alimentos e dicas de preparo que ajudam a aumentar essa disponibilidade (absorção). Na hora de consumir carne vermelha, é importante buscar cortes menos gordurosos ou, pelo menos, remover a gordura visível antes do preparo, a fim de evitar riscos à saúde cardiovascular, como o aumento de colesterol. [3] O nutricionista é o profissional mais indicado para criar um plano alimentar de acordo com as suas necessidades.

Dicas para melhor absorção do ferro pelo organismo

Alimentos ricos em Vitamina C podem ajudar a absorver o ferro contido nos feijões, carnes e verduras. Para isso, coma laranjas ou outras frutas (caju, goiaba, manga, tangerina, kiwi e morangos)  junto ou logo após as refeições. [4]

Outra dica é deixar o feijão e demais leguminosas de molho por pelo menos oito horas. Nesse processo, eles liberam ácido fítico: uma substância que prejudica a absorção de ferro pelo organismo. Evite consumir bebidas ricas em cafeína como café, mate e refrigerantes durante as refeições. Eles também podem prejudicar a absorção de ferro pelo organismo. [5]

 

Referências consultadas:

[1] - Anemia | Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde
[2] - Programa Nacional de Suplementação de Ferro | Ministério da Saúde
[3] - Lean meat and heart health | Li D., Siriamornpun S., Wahlqvist ML., Mann NJ., Sinclair AJ. | Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition | 2005
[4] - Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes Ácido ascórbico (Vitamina C) | VANNUCCHI, Helio VANNUCCHI e Marcele de Moraes ROCHA | 2012
[5] - Comportamento do ácido fítico na presença de Fe(II) e Fe(III) | Hanna Raquel QUIRRENBACH, Francieli KANUMFRE, Neiva Deliberali ROSSO e Marco Aurélio CARVALHO FILHO | 2009

 

Links:

1)  http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/431-anemia
2)  http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_suplementacao_ferro_condutas_gerais.pdf
3)  https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15927927
4)  http://ilsi.org/brasil/wp-content/uploads/sites/9/2016/05/21-Vitamina-C.pdf
5)  http://www.scielo.br/pdf/cta/v29n1/v29n1a05.pdf