Sanofi

Vitaminas engordam ou emagrecem? Conheça mitos e verdades

Desvende esses e outros mitos e verdades sobre o consumo de vitaminas

Tomar vitamina engorda? Existem vitaminas para engordar? Só pode tomar multivitamínicos de manhã? Não faltam mitos e verdades quando falamos sobre vitaminas, inclusive sobre a reposição delas por meio dos polivitamínicos. Confira uma lista com os principais e tire suas dúvidas sobre o assunto.

1 - Multivitamínicos só podem ser tomados de manhã?

Não necessariamente. A verdade é que não existe um horário padrão para se tomar os multivitamínicos, mas o mais indicado é escolher um momento em que a ingestão do suplemento possa ser acompanhada de uma refeição. Ou seja, você pode optar por fazer a reposição de nutrientes pela manhã, à tarde ou à noite - desde que a cápsula seja ingerida durante uma refeição, como o café da manhã, almoço ou jantar.

2 - Os multivitamínicos devem ser ingeridos junto com as refeições?

Sim! É recomendado ingerir as vitaminas junto com alimentos, pois alguns deles ajudam o organismo a absorver as vitaminas e minerais. Por exemplo, os que têm gordura ajudam, principalmente, na absorção de vitaminas lipossolúveis, ou seja, aquelas solúveis em gordura, como é o caso das Vitaminas A, D e E.

3 - Os multivitamínicos podem engordar ou emagrecer? A fome pode aumentar depois da ingestão?

Não! As vitaminas e minerais presentes nos multivitamínicos não têm calorias e, por isso, não são capazes de influenciar no ganho de peso ou mesmo aumentar/diminuir a fome. [1]

4 - Pode tomar multivitamínico todo dia?

Sim, desde que você siga as recomendações do seu médico e a prescrição da embalagem. Se tomados da forma certa, os multivitamínicos não oferecem qualquer risco à saúde e podem ser inseridos diariamente junto à alimentação.

5 - Quem é vegetariano ou vegano precisa da suplementação de vitaminas?

Depende. Essa necessidade varia de pessoa para pessoa, de acordo com seus hábitos e estilo de vida, não apenas com o tipo de alimentação. É importante conversar com o médico e acompanhar a necessidade de reposição para cada organismo.

6 - É possível conseguir todos os nutrientes e vitaminas só com a alimentação?

Não. Mesmo uma alimentação bem equilibrada dificilmente alcança a quantidade diária de vitaminas e nutrientes necessárias ao corpo. Além disso, o organismo de algumas pessoas pode ter dificuldade em absorver determinados nutrientes essenciais, o que pode ser compensado com a união de uma dieta balanceada e os multivitamínicos.

7 - As vitaminas podem ajudar a combater sensação de cansaço e exaustão?

Sim. As vitaminas do complexo B, mais especificamente, têm um papel importante no metabolismo energético, por isso, podem ajudar a combater o cansaço excessivo no dia a dia. [2] [3]

Referências Consultadas:

[1] MAJOR, G. C. et al. Multivitamin and dietary supplements, body weight and appetite: results from a cross-sectional and a randomised double-blind placebo-controlled study. Br J Nutr., v. 99, n. 5, p. 1157-67, 2008.
[2] PipingasA, et al. The effects of multivitamin supplementation on mood and general well-being in healthy young adults. A laboratory and at-home mobile phone assessment. Appetite (2013) 69: 123-36.
[3] Haskell CF, et al. Effects of a multi-vitamin/mineral supplement on cognitive function and fatigue during extended multi-tasking. Hum Psychopharmacol Clin Exp (2010) 25: 448–61.